terça-feira, 12 de outubro de 2010

Avião fotografa cobra de 40 metros?


Há mais de vinte anos Mike Warner (73) busca comprovar a existência de cobras colossais com dezenas de metros de tamanho. Anaconodas, sucuris, jibóias gigantes são descritas em lendas folclóricas principalmente na região amazônica. E no ano passado em uma expedição com seu filho Greg na Amazônia peruana, capturou a fotografia acima. Você consegue reconhecer algo estranho?

Warner e seu filho pensam ver a cabeça de uma cobra com dois metros de largura e estimados 40 metros de comprimento, quase completamente submersa. Um comportamento furtivo não muito diferente desta parente, de tamanho bem normal:


Ao inglês Will Elliott a imagem também pareceu ser evidência de uma Anaconda, e através de um tanto de retoques e realces, destacou como via um olho, tentáculos secundários e o resto do corpo da criatura. Confira seus realces, ou assista ao vídeo abaixo caso ainda não tenha visto cobra nenhuma.
Curiosamente, para Elliott o resto do corpo da cobra estaria na parte superior. Para mim, ao ver algo como uma cobra na imagem, pensei exatamente o oposto, que o corpo estaria abaixo e a cabeça apontando para cima.

Esta ambiguidade destaca justamente o que pode estar ocorrendo aqui. A suposta cabeça de cobra gigante deve ser apenas pareidolia, uma interpretação arbitrária de um estímulo aleatório. O registro aéreo em questão pode ser nada mais que um amontoado de lodo combinado com um tanto de imaginação. Uma segunda imagem, capturada segundos depois, favorece a ideia de lodo ao invés de um terrível monstro folclórico. Apesar de estar um tanto borrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário